Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Nutrição realiza solenidade em comemoração aos 50 anos de história

Faculdade de Nutrição realiza solenidade em comemoração aos 50 anos de história

• Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 08h25
imagem sem descrição.

A Faculdade de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (Fanut/ICS/UFPA) completa, em 2023, 50 anos capacitando alunos do curso de Nutrição para se tornarem profissionais éticos e pensarem em pesquisas e projetos de extensão que promovam a saúde e a educação com base na alimentação. Para comemorar este marco, será realizada uma solenidade no dia 31 de maio, às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus Guamá. A cerimônia é aberta a discentes, professores e pesquisadores interessados em revisitar a história da Fanut e em pensar a atuação e a pesquisa dos profissionais de Nutrição.

Criada no começo dos anos 70, a Faculdade de Nutrição da UFPA foi pioneira na oferta do curso na Região Norte do país. Sua fundação fez parte da política desenvolvimentista do governo federal da época, que necessitava de profissionais capacitados para expandir a prestação de serviços técnicos em alimentação e nutrição. Em 1974, o professor Meirevaldo Jonair de Paiva foi designado para garantir a implementação do curso e conduzir seu posicionamento ideológico, social, cultural, econômico e político no contexto amazônico.

Ao longo de sua trajetória, a Fanut já formou mais de 1.500 nutricionistas e pesquisadores da nutrição e apresenta 400 alunos matriculados em média. Atualmente, o corpo docente apresenta 90% de profissionais com a titulação de doutores e incentiva seus professores e alunos na produção e publicação de artigos, livros e materiais técnicos, fruto de projetos de pesquisa, ensino e extensão, sendo referência na produção científica sobre nutrição, com nota 4 do Ministério da Educação (MEC).

“O projeto pedagógico do curso de Nutrição assegura a formação de profissionais com competências e habilidades específicas para respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional, sua privatividade e autonomia, e atuar de forma multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar para atender aos princípios da universalidade, à equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde e à Constituição Nacional. Esses princípios são postos como instrumentos na efetividade de planejamentos, metas e ações nas políticas de saúde e educação”, informa Patrícia Miranda Mendes, coordenadora da Fanut.

Nutrição na sociedade brasileira - O nutricionista é considerado um profissional da saúde e tem como função contribuir para o bem-estar físico do indivíduo e da coletividade. Seu trabalho é ligado ao processo de alimentação e nutrição do ser humano e às dimensões socioculturais, econômicas e políticas que se conectam. Atualmente, a população brasileira apresenta mudanças recentes nos padrões demográficos e epidemiológicos que são estudados a fundo pelos pesquisadores da Nutrição para a promoção e preservação da saúde.

“Atualmente, vivemos em um cenário de insegurança alimentar em que grande parte da população brasileira não tem acesso regular a uma alimentação adequada e é um dos principais desafios atuais. O país havia saído do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, mas voltou  para esse cenário com um agravamento da situação ao longo da pandemia de covid-19”, afirma a coordenadora da Fanut.

Nesse contexto, o papel do nutricionista é fundamental para se pensar políticas de combate à insegurança alimentar, com a implementação de ações no campo que devem ser pensadas nas pesquisas produzidas dentro da Universidade e também em outros espaços de pesquisas e tomadas de decisões.

Programação do evento - A solenidade comemorativa será realizada a partir das 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus Básico do Guamá. Mas, ao longo do dia 31, também serão realizados debates sobre os temas “O curso de Nutrição que construímos e o que esperamos para o futuro” e “Áreas de atuação do profissional da Nutrição: possibilidades e desafios”, além da apresentação de painéis sobre os grupos de pesquisas desenvolvidos pela faculdade.

“Esperamos que este evento seja um encontro e reencontro de várias gerações de nutricionistas formadas pela UFPA, além de mostrar aos nossos discentes, à comunidade acadêmica da UFPA e ao público em geral toda a importância da faculdade para o contexto amazônico e para o Brasil”, conclui a professora Patrícia.

Serviço:

Solenidade de 50 anos da Faculdade de Nutrição

Data: 31 de maio

Hora: às 18h

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Básico da UFPA

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Fanut/UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 30/05/2023.

registrado em: