Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Nutrição da UFPA realizam visita técnica na Feira dos Orgânicos da Praça Batista Campos

• Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 08h27
Acesso e Produção aos Alimentos Feira Batista Campos
imagem sem descrição.

Alunos da Faculdade de Nutrição do Instituto de Ciências da saúde da UFPA visitaram a Feira dos Orgânicos da Praça Batista Campos no último sábado., 19 de outubro. A visita faz parte da disciplina "Acesso e Produção aos Alimentos" que visa contribuir para a formação dos discentes quanto ao conhecimento do acesso aos alimentos saudáveis e possível mudança no estilo de vida da população.

Acesso e Produção aos Alimentos Feira Batista Campos 1A visita, do ponto de vista acadêmico, proporcionou aos estudantes conhecer a produção dos pequenos agricultores de orgânicos, formas de fortalecimento desses sujeitos locais e os canais de comercialização. A atividade foi desenvolvida com o apoio do Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia, do PPGEDAM/NUMA, sob a responsabilidade do professor Aquiles Simões, e colaboração das discentes Amália Aguiar e Ana Júlia Amaral.

Acesso e Produção aos Alimentos Feira Batista Campos 3Para Camila Figueira, aluna e participante da visita, a aula prática na feira orgânica foi uma ótima oportunidade para entender a relação que os consumidores têm com aquele espaço. “O que mais me chamou atenção foi a fidelidade que as pessoas possuem com os produtos oferecidos lá. Conhecemos algumas pessoas que frequentam a feira há 15 anos, outros que estão lá todos os sábados. O sentimento comum entre esses indivíduos é a felicidade em ter uma alimentação mais saudável e a autonomia de poder consumir produtos que eles conheçam a origem".

Acesso e Produo aos Alimentos Feira Batista Campos 2Outro participante da visita, o estudante Danilo da Costa ficou surpreso com a dinâmica da feira, em sua primeira visita ao local. "É um ambiente diferente das feiras tradicionais, pois os consumidores são atendidos com o carinho de quem produziu o alimento e teve o cuidado de fazer da forma mais saudável possível. Não só isso, a valorização da relação entre consumidor e produtor é mais forte do que a 'necessidade' de lucrar, digo isso por experiência própria, pois ganhei um cacho de bananas após comprar alguns produtos. Além de tudo isso, há uma grande variedade de produtos, desde alimentos orgânicos até cosméticos orgânicos. Sinceramente, foi muito gratificante passar por essa experiência. Agora todo sábado quero estar lá!".

Nos próximos dias a disciplina segue com outras atividades práticas, como visitas à Escola Fazendinha em Marituba e palestra na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Texto e fotos: Assessoria NUMA

Publicado no Portal da UFPA em 21/10/2019.