Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Nutrição comemora 50 anos, com solenidade especial

Curso de Nutrição comemora 50 anos, com solenidade especial

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 09h47
imagem sem descrição.

O curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) completou 50 anos. A data foi comemorada em solenidade realizada no último dia 31 de maio, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, em Belém. O evento contou com a participação de nutricionistas formados nas primeiras turmas pela Universidade e proporcionou o encontro de diferentes gerações.

01.06.2023 50 Anos FANUT Foto Alexandre de Moraes 9A programação do Jubileu de Ouro começou com a apresentação da EMUFPA Big Band, grupo formado por professores e estudantes da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). Na sequência, a atual diretora da Faculdade de Nutrição, Patrícia Miranda Mendes, falou sobre a história e a importância do curso de Nutrição na UFPA.

“O curso de Nutrição da UFPA foi o primeiro a formar nutricionistas não só no Pará, como também na região. Esse jubileu representa vitória e desafio. Vitória por superar o pioneirismo da graduação, pesquisa e extensão na região; e desafio de manter a excelência dos méritos conquistados mesmo diante das dificuldades enfrentadas”, destacou a diretora da faculdade.

01.06.2023 50 Anos FANUT Foto Alexandre de Moraes 127Além da diretora, compuseram a mesa de honra do evento o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza Júnior; a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete da Cunha Araújo; a representante do Conselho Regional de Nutrição (CRN-7), Railda Conceição Brito; e o presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Cláudio Lima.

“Temos um curso de Nutrição que hoje celebra 50 anos com sucesso e ciente de que entrega para a sociedade o que de melhor se espera da academia. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós, da UFPA”, parabenizou o reitor. “É importante citar a contribuição destacada do curso na extensão. A Faculdade de Nutrição é uma das que mais contribuíram com a política de extensão da Universidade e, em breve, oferecerá também a pós-graduação stricto sensu. Com isso, certamente terá um impacto social ainda maior”, avaliou Emmanuel Tourinho.

01.06.2023 50 Anos FANUT Foto Alexandre de Moraes 4150 anos de história - O curso de Nutrição surgiu como ensino técnico na década de 1930 e foi reconhecido como de nível superior pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 1962. A implantação do curso na UFPA veio onze anos depois, pela Resolução nº 186 (23/5/73) do Conselho Universitário (Consun). As primeiras 50 vagas foram oferecidas no Concurso Vestibular de 1974.

Ao longo dos anos, o curso de Bacharelado em Nutrição da UFPA passou por algumas reformulações curriculares e, hoje, tem duração de quatro anos, com oferta de 80 vagas anuais para Belém. Além do ensino, conta com diversos projetos de pesquisa e extensão em áreas como saúde coletiva, nutrição clínica, nutrição desportiva, alimentação coletiva, alimentação escolar e análise de alimentos. Atualmente, a faculdade possui 409 discentes matriculados e o quadro docente conta com 33 docentes, sendo 29 efetivos e quatro substitutos. Ao longo de sua trajetória, a Fanut já formou mais de 1.500 nutricionistas e pesquisadores da Nutrição.

Convidados especiais - Durante o evento, foi homenageada a professora Marília de Souza Araújo, docente decana; a nutricionista Ana Maria Calábria, egressa do curso; o professor Walter da Silva Jorge, docente pioneiro; a professora Alódia Brasil, docente do quadro atual; a professora aposentada Rahilda Conceição Ferreira Brito Tuma; o servidor técnico-administrativo Alielson Geraldo Rodrigues; o discente Alan de Sousa Nunes; a professora Réia Sílvia Lemos da Costa e Silva Gomes, ex-diretora da faculdade. Muito querida na faculdade, a professora Rosa Dias recebeu uma homenagem póstuma dos organizadores do evento, por todo o serviço dedicado ao curso. Ela foi representada por familiares.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da organização do evento
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 19/06/2023.

registrado em: