Página inicial > Últimas Notícias > INFORMAÇÕES SOBRE O ENADE 2023 PARA OS ALUNOS DE NUTRIÇÃO

INFORMAÇÕES SOBRE O ENADE 2023 PARA OS ALUNOS DE NUTRIÇÃO

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 15h40
  • Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 15h41

Quem é inscrito no Enade?

Discentes ingressantes e concluintes são inscritos pela direção da FANUT no Sistema Enade, porém, apenas os concluintes devem participar da prova do Enade e preencher o "Questionário do Estudante".

Alunos ingressantes e concluintes do curso de Nutrição.

- Estudantes ingressantes: são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do exame, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições de cada edição do Enade.

- Estudantes concluintes: São aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho do ano seguinte ao da edição do exame (julho/2024) ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições da edição do Enade.

O ENADE é obrigatório? O que acontece se eu não participar?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao seu registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do Diploma pela Instituição de Educação Superior (IES), ou seja, se estiver com pendência na ENADE não cola grau.

Quem faz a inscrição no Enade?

A FANUT já fez sua inscrição. Mas os alunos concluintes precisam acessar o site do ENADE para preenchimento do cadastro e confirmar esta inscrição, bem com verificar se não há inconsistências.

Saiba mais sobre o Enade no site do Exame
Não se perca no Enade e acesse o Cronograma do Exame.

Sou ingressante/calouro, preciso fazer algum procedimento do Enade?

Apenas alunos concluintes realizam o preenchimento do questionário e realizam Exame/Prova do Enade. Ingressantes apenas precisam verificar se foram inscritos.

Sou concluinte/formando, preciso fazer a prova do Enade?

Sim. o Enade é um componente curricular obrigatório, ou seja, os alunos convocados para o Exame só podem se formar se preencherem o questionário e prestarem o exame. Saiba mais sobre o questionário aqui

6) Quando é a prova do Enade?

A prova do Enade está marcada para o dia 26 de novembro. Os portões abrem ao meio dia e fechados às 13h, horário de Brasília. A avaliação tem duração de 4h e começa as 13h30.

È obrigatório permanecer no mínimo 2 horas em seus respectivos locais de prova.

Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.

Não estarei em Belém no dia da prova do Enade o que eu faço?

Envie email ou procure a secretaria da Faculdade de Nutrição (FANUT) até o dia 31 de agosto para solicitar mudança  no local de aplicação da prova (Somente serão aceitas justificativas com documento de comprovação). Em geral, há prova em todas as cidades onde há Universidades.

Caso você esteja planejando viagens pessoais/turísticas neste período e não compareça a prova do Enade será considerado “faltoso” e não poderá se formar até resolver suas pendências junto ao Enade, uma vez que o Exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

Quero usar meu nome social no Enade, como faço?

O prazo para pedir atendimento especializado e tratamento pelo nome social deverá ser feita de 1º a 8 de Setembro.

Sou estudante estrangeiro concluinte. Preciso fazer a prova do Enade?

Não. Alunos estrangeiros que participam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), mantido pelo Governo Brasileiro, estão dispensados do Enade, conforme o Decreto Presidencial nº 7.948 de 12 de março de 2013, capítulo V, art. 19.

Como acesso o site do Enade?

O acesso ao “Ambiente do Estudante” será pelo sistema/aplicativo “Sou.gov”.

Verifiquem suas senhas deste sistema e corrijam eventuais problemas de acesso o quanto antes (a senha é a mesma do ENEN)

Confira o tutorial que a Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFPA disponibilizou aos alunos para acesso ao “Ambiente do Estudante”

Fui “liberado do Enade”. Ainda preciso preencher o Questionário do Estudante?

Sim. Ambas as etapas (questionário do estudante e prova) são componentes da avaliação para os concluintes. Mesmo que eventualmente um aluno concluinte seja dispensado da realização da prova, ele ainda precisa preencher o Questionário do Estudante. E suas respostas farão parte da “nota” atribuída ao curso.

Cronograma  -  Principais datas

AÇÃO

RESPONSÁVEL

PERÍODO